Highslide for Wordpress Plugin
Notícias › 25/09/2017

Aparecida terá monumento de 50 m de altura em honra à Padroeira do Brasil

No ano de seu tricentenário, a Padroeira do Brasil irá receber uma homenagem gigante em Aparecida (SP), uma estátua de 400 toneladas e 50 metros de altura, 12 metros maior do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, o maior símbolo religioso do país.

A nova estátua de Nossa Senhora Aparecida ficará dentro de um mapa do Brasil e será instalada em um parque temático que está sendo construído pelo município em honra à Virgem, em uma área de 130 mil metros quadrados. A escultura poderá ser vista da Via Dutra, a estrada interestadual que liga os estados do Rio de Janeiro e São Paulo e conduz à Aparecida.

O responsável pela criação dessa estátua é o escultor Gilmar Pinna. Segundo ele, a obra, que começou a ser produzida em janeiro, é feita de aço inoxidável e a criação aconteceu em seu ateliê, em Guarulhos (SP).

Nesta semana, foi feita a primeira parte do transporte da escultura para Aparecida, o que será concluído em outras três etapas. Para levar a imagem ao local onde será montada, foi preciso dividi-la em 20 peças. A expectativa é de que o monumento esteja pronto em dezembro.

Pinna já havia sido convidado pela prefeitura para produzir uma série de estátuas que representam os principais milagres de Nossa Senhora Aparecida, as quais foram colocadas em diferentes pontos da cidade.

Segundo ele, a prefeitura havia recebido uma verba do fundo das estâncias turísticas, porém o valor não era suficiente para fazer tudo o que o prefeito havia proposto.

“Sou muito devoto de Nossa Senhora Aparecida e disse a ele: vamos fazer alguma coisa grande como Ela merece. Como a prefeitura não tinha recurso previsto, eu propus fazer de graça. E assim estou fazendo, apenas com a ajuda dos amigos”, contou o artista, segundo o jornal ‘O Estado de S. Paulo’.

Assim, para construir a estátua, Pinna conta com a ajuda de outros dez artistas. Além disso, conseguiu o apoio de uma empresa de Guarulhos para realizar o transporte das peças do seu lugar de trabalho até Aparecida.

Como devoto da Padroeira do Brasil, o escultor disse se sentir “privilegiado” por poder realizar este trabalho que celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul.

Parque temático

A escultura gigante da Mãe Aparecida está inserida em um projeto maior, do parque temático, que ficará em uma área fora do Santuário de Aparecida, a três quilômetros do rio onde a imagem original foi encontrada.

De acordo com a prefeitura, “a maior parte do terreno é municipal e uma área particular, equivalente a 5% do total, já foi doada ao município”.

Nos 130 mil metros quadrados do parque haverá jardins, restaurantes, estrutura de apoio e um estacionamento para 2 mil veículos.

O ponto principal do parque será a escultura gigante e no interior dela haverá um elevador panorâmico com vista para a Basílica de Aparecida.

Embora a expectativa de inauguração da estátua seja em dezembro, para o parque temático a estimativa é de que seja finalizado completamente em dois anos.

Por ACI Digital

Imprimir