Paróquia São Sebastião

Rua Padre Manoel Guinot, 74 - Centro - 13270-030 - Valinhos, SP

Tel: (19) 3871 8882

Notícias › 06/12/2018

Dom Sérgio: A CNBB se manifesta com frequência, mas nem sempre é divulgado

Em entrevista à Rádio Vaticano, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o arcebispo de Brasília cardeal Sérgio da Rocha rebateu as críticas sobre a falta de posicionamento da CNBB sobre as principais discussões da atualidade brasileira. Segundo Dom Sérgio, a CNBB tem se manifestado com frequência, mas nem sempre a divulgação é eficiente ou o público não pesquisa o que já foi falado sobre determinado assunto. “As pessoas não procuram saber o que foi feito, o que foi dito. Nós temos pronunciamentos nos últimos anos sobre todos os assuntos de caráter social. Muitas vezes se cobra um posicionamento sem nem procurar saber se ele existe”, explica o presidente.

O arcebispo de Brasília esclarece que não cabe à CNBB se pronunciar sobre absolutamente tudo. Um exemplo de temática não explorada pela Conferência Episcopal é a de caráter político-partidário. “Nós não temos nos manifestado sobre governantes, sobre governos em si, mas sobre a realidade brasileira. Tomamos os critérios que vem da palavra de Deus, da Doutrina Social da Igreja e aplicamos às mais diversas realidades”.

Alerta para as “fake news”

Dom Sérgio ainda alerta que a CNBB também sofre com as chamadas “fake news”, as notícias falsas, sobre determinado assunto atribuídas à Conferência Episcopal indevidamente. “Muitas vezes se atribui à CNBB aquilo que não é da CNBB. Vale destacar que a Conferência tem como órgãos representativos a Assembleia Geral, o Conselho Permanente, o Conselho de Pastoral e a Presidência. Só esses falam em nome da instituição”, explica o presidente.

Por fim, dom Sérgio explica que a CNBB vai continuar sua missão profética, de anunciar o Evangelho, orientar a caminhada da Igreja e também denunciar aquilo que vai contra a ação evangelizadora e a doutrina da Igreja. Ele também pede ajuda dos fiéis nessa missão: “é preciso que os católicos e os membros da Igreja valorizem os pronunciamentos da Conferência Episcopal e, é claro, procurem divulgar mais e colocar em prática nossos posicionamentos”.

Via Vatican News



Horários

Missas:

Todos os dias:
às 7h

Segunda, sexta, sábado e domingo:
às 19h

Domingo:
às 9h

Saiba +

Confissões

Acesse Aqui

CONFISSÕES


(Atendimento feito pelos Padres)

Ligar na Secretaria Paroquial para confirmação dos horários.

terça-feira: das 14h às 16h30
quarta-feira: das 9 às 11h30
quinta-feira: das 14h30 às 17h
sexta-feira: das 9h às 11h30
sábado: das 9h às 11h.

Escuta Cristã

Acesse Aqui

ESCUTA CRISTÃ


(Atendimento feito pelos Ministros da Pastoral)

Segunda-feira das 8h às 12h e das 16h às 18h
Terça-feira: das 8h às 12h e das 12h às 16h
Quarta-feira: das 8h às 11h30 e das 15h às 17h
Quinta-feira: das 8h às 11h30 e das 14h às 16h
Sexta-feira: das 10h às 12h, e das 14h às 17h

Capela Virtual

Siga-nos nas Redes Sociais

@psaosebastiaosp @saosebastiaovalinhos