Paróquia São Sebastião

Rua Padre Manoel Guinot, 74 - Centro - 13270-030 - Valinhos, SP

Tel: (19) 3871 8882

Escuta Cristã

ESCUTA CRISTÃ


(Atendimento feito pelos Ministros da Pastoral)

Segunda-feira das 8h às 12h e das 16h às 18h
Terça-feira: das 8h às 12h e das 12h às 16h
Quarta-feira: das 8h às 11h30 e das 15h às 17h
Quinta-feira: das 8h às 11h30 e das 14h às 16h
Sexta-feira: das 10h às 12h, e das 14h às 17h

MINISTÉRIO DA ESCUTA CRISTÃ

escuta

“Numa sociedade que não é mais estruturada ao redor da religião, a ação pastoral deve oferecer às pessoas a possibilidade de partilhar a experiência cristã numa comunidade. Assim sendo, quero propor que todas as Paróquias sejam “Pólo Missionário”, centro de vivência comunitária e irradiação do Evangelho, idéia que a Revisão Ampla nos legou (cf. Revisão Ampla 98) para as paróquias do centro de cidade mas que desejo propor a todas as Paróquias da Arquidiocese” (Carta Pastoral de D. Bruno – 2008 – p.28 – nº 41)

Escuta Cristã é um ministério de doação, no qual os voluntários oferecem, principalmente, seu tempo no sigilo e amor ao irmão e irmã.

Quem procura este ministério, o faz para partilhar alegrias ou decepções, problemas e tristezas.

A Igreja, nossa mãe, afirma que “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo” (Gaudium et Spes 1).

Não substitui a confissão com o sacerdote, mas o exercício de falar alivia espiritualmente e auxilia na fé diante dos momentos eufóricos ou aflitivos.

“É muito bom quando a gente vê que a pessoa entra aflita e sai sorrindo e nos agradecendo. E muitas vezes não precisamos dizer nada, é só ouvir”, diz uma das voluntárias deste ministério, Madalena Andrade (Campinas).

O papel do escutador é o de acolher, compreender e escutar sempre dentro do espírito cristão mantendo o mesmo sigilo que um sacerdote faz na confissão.