Paróquia São Sebastião

Rua Padre Manoel Guinot, 74 - Centro - 13270-030 - Valinhos, SP

Tel: (19) 3871 8882

Notícias da paróquia › 19/03/2019

Matriz de São Sebastião completa Jubileu de Diamante

Nesta terça-feira, dia 19/03, teremos missa às 19h em comemoração às Bodas de Diamante de nossa paróquia!


Confira matéria enviada pelo Jornal Prática Noticias:

Na próxima terça–feira, 19, data em que se comemora o dia de São José, a Matriz de São Sebastião estará em festa com o jubileu de Diamante, são 75 anos desde a inauguração em 1944. A data será marcada com uma comemoração litúrgica às 19 horas.

A construção da Matriz de São Sebastião foi iniciada em agosto de 1940, sob o comando de Padre Bruno Nardini, que chegou a Valinhos em fevereiro de 1939, em dia 4 de junho de 1939 foi lançada a pedra fundamental e conforme consta no livro de Mário Pires “Valinhos tempo e Espaço”, ao padrinho da primeira pedra, quando do lançamento da pedra fundamental foi Francisco Von Zuben.

A Construção da Igreja de São Sebastião é uma verdadeira obra de arte em estilo gótico românico porque olhando de cima, a igreja tem a forma de uma cruz, com o altar mor e dois sub altares à direita e à esquerda. Como construção gótica teria que ter uma cúpula, mas os italianos que ajudavam na construção queriam uma torre por isso ficou com a torre em estilo gótico e o corpo românico.

Outra característica gótica são as volutas semi-pontiagudas, a partir das colunas tem capteis ornamentados com arcos que separam uma coluna da outra e são ogivais. A escadaria é toda em pedra de granito, corte feito na batida da talhadeira e o alisamento feito com martelo redondo. Todas as folhetas foram cortadas nos tamanhos iguais para revestimento da escada.

Diferente dos grandes templos construídos com blocos de pedra e mármore, a Matriz de São Sebastião foi construída com concreto e um refinado esmero na aplicação de alvenarias, chegando ao requinte de esculpir colunatas, capitéis e volutas, usando tão somente argamassa de uma mistura de areia fina especial, cal, cimento e mica que dispensa pintura de qualquer natureza. O projeto era cheio de detalhes, as formas eram feitas pelas mãos hábeis de João Pazinatto, os tijolos confeccionados sob medida, pela Cerâmica de Agostinho Capovila.

Padre Dalmírio Djalma Amaral, pároco da Matriz de São Sebastião, sempre cauteloso com o patrimônio, promoveu a recuperação interna da Matriz em 2017/2018, com limpeza, obras de manutenção necessárias no telhado, calhas, vitrais, aplicação do revestimento, bancos envernizados, limpeza e impermeabilização do piso, agora falta a parte elétrica e recuperação externa.

Para esse trabalho foi contratado o engenheiro da UNICAMP- Marcos Tonhon, que tem todo aparato técnico, que identifica os materiais originais da construção.

“Faremos o restauro da alvenaria, dos pontos decorativos, revestimento mineral na parede para preservar o prédio, essas obras serão ao longo prazo, porque são muitos detalhes, vai exigir paciência para manter a fidelidade da história dessa construção”, lembra Padre Dalmirio.

Padre Dalmirio está trabalhando também na implantação de um núcleo da memória, com reunião de peças usadas ao longo da história, vestes dos padres e objetos que vão compor o acervo que está sendo instalado no centro Pastoral São Sebastião.

“Há cinco anos, através da AR2 Comunicação & Eventos, foi laçada uma revista contando toda história dos 115 anos da Paróquia e os 70 anos da Matriz, agora estamos nos encaminhando para outro momento da história que também precisa ser resgatado e apresentado ao povo desta cidade”, conclui o padre Dalmirio.

Fotos: Divulgação|AR2
#jpn #jornalpraticanoticias



Horários

Missas:

Todos os dias:
às 7h

Segunda, sexta, sábado e domingo:
às 19h

Domingo:
às 9h

Saiba +

Confissões

Acesse Aqui

CONFISSÕES


(Atendimento feito pelos Padres)

Ligar na Secretaria Paroquial para confirmação dos horários.

terça-feira: das 14h às 16h30
quarta-feira: das 9 às 11h30
quinta-feira: das 14h30 às 17h
sexta-feira: das 9h às 11h30
sábado: das 9h às 11h.

Escuta Cristã

Acesse Aqui

ESCUTA CRISTÃ


(Atendimento feito pelos Ministros da Pastoral)

Segunda-feira das 8h às 12h e das 16h às 18h
Terça-feira: das 8h às 12h e das 12h às 16h
Quarta-feira: das 8h às 11h30 e das 15h às 17h
Quinta-feira: das 8h às 11h30 e das 14h às 16h
Sexta-feira: das 10h às 12h, e das 14h às 17h

Capela Virtual

Siga-nos nas Redes Sociais

@psaosebastiaosp @saosebastiaovalinhos