Highslide for Wordpress Plugin

Pastoral da Perseverança

PerseverançaA Criança faz dois anos de preparação para a Primeira Eucaristia, e depois ?! Que vai ser deste catequizando que iniciou sua caminhada cristã e a vocação para o qual Deus o chamou? Há em muitos a preocupação de desenvolver um trabalho com estes catequizados, geralmente conhecido como “Catequese de Perseverança”(abrangendo a faixa etária dos 10 aos 15 anos).

A Catequese de Perseverança, em nossa comunidades, é um desafio para todos: párocos, catequistas, pais, … visto que o assunto é lidar com a formação pós-Eucaristia num momento em que muitos catequizandos entram na pré-adolescência e na adolescência. E é nesta hora que cabe à comunidade cristã ocupar-se desse catequizando, buscando o diálogo, preparando formas educativas apropriadas, dentro de uma catequese que atenda às suas necessidades concretas.

É bom lembrar que os desafios e as orientações da Catequese de Perseverança estão ligados àqueles da Catequese como um todo, quais sejam: servir à evangelização, dirigir-se a todas as faixas etárias, ser uma escola de pedagogia Cristã, anunciar e promover a experiência da vida em Cristo, preparar e formar catequistas capazes de responder às exigências atuais. (cf. DGC, nº33). Por se tratar de um ensino sistemático da fé, a organização é característica essencial da ação catequética (cf. Catechesi Tradendae, 21).

Com a Catequese da Perseverança não pode ser diferente. Apesar de suas características singulares não se pode trabalhar no improviso e no amadorismo: é preciso ter uma visão global do processo e traçar um caminho a seguir. Entendo que o planejamento é um processo de delimitação dos objetivos e elaboração de decisões a serem tomadas e seguidas pelo grupo, portanto proponho no item Planejando, algumas atividades.


Coordenador:

José Francisco Martins Oliveira

Imprimir