Highslide for Wordpress Plugin
Preparação para o Batismo

informacoes-sobre-batismo“O Batismo, porta dos sacramentos, em realidade, ao menos em desejo, necessário para a salvação, e pelo qual os homens se libertam dos pecados, são de novo gerados como filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo por caráter indelével, só se administra validamente pela ablução com água verdadeira, juntamente com a devida forma verbal”. (Cân. 849)).

 

  1. O Batismo é o fundamento de todos os sacramentos, e é um direito de todo ser humano, a não ser que um motivo grave o impeça (falta de garantia de continuidade no compromisso batismal).
  2. O Batismo supõe a fé, pois a salvação vem da fé anunciada pela palavra selada pelo Batismo. Está claro que a criança não pode ter expressão pessoal de fé. Essa fé deve existir na pessoa dos pais e/ ou responsáveis. No que se refere ao Batismo, o sujeito que não possui o uso do juízo deve ser equiparado à criança.

 

PREPARAÇÃO:

  1. Por ser o Batismo um sacramento que incorpora o batizando à Comunidade, é conveniente que, tanto a preparação quanto a Celebração sejam feitas na Comunidade onde os pais ou batizando adultos moram ou frequentam habitualmente.
  1. Crianças com mais de 7 (sete) anos, deverão participar da programação da Iniciação Eucarística (dois anos de duração) e, serão batizadas antes da Comunhão Eucarística, propriamente dita.
  1. No caso de adultos, haja preparação completa da doutrina Católica e Catecumenato de integração comunitária, de acordo com o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos. (Cân 97)

(informações na Secretaria da Paróquia para a Catequese)

 

Escolha dos padrinhos:

  1. Para alguém ser padrinho ou madrinha é necessário:
  2. a) Ser designado pelo próprio batizado, se adulto, ou por seus pais, ou por quem lhes faz as vezes deles (tem a guarda da criança), ou pelo próprio pároco ou ministro, e ter aptidão e intenção de cumprir as obrigações desse encargo.
  3. b) Ter completado dezesseis anos de idade. Ser católico, confirmado (crisma), já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a Fé e o encargo que vai assumir.
  4. c) Não ser pai ou mãe do batizando. (cf. Cân. 874, § 1);
  5. d) Participar de preparação feita em data antecedente à do Batismo.
  6. Para evitar o modismo social e obedecer à preceituação canônica, não se admita mais de um casal para padrinho de Batismo.
  7. Membros de Igreja ou comunidade eclesial não-católica não podem ser padrinhos no sentido litúrgico e canônico, mas, havendo justa causa (parentesco, amizadade etc), junto com um padrinho católico, só podem ser admitidos como testemunhas do Batismo. Tais fatos deverão ser registrados nos Livros de Batismo. (cf. Cân. 874, § 2)
  8. Basta apenas um padrinho ou madrinha. “Se não houver padrinho, aquele que administra o Batismo cuide que haja pelo menos uma testemunha, pela qual se possa provar a administração do Batismo”. (Cân. 875)

 

Documentos Necessários para pais e padrinhos.

  1. Certidão de casamento Civil e  Religioso (original ou cópia)
  1. RG (original ou cópia) para solteiros (as)
IMPORTANTE: se os pais e padrinhos forem casados só no civil ou moram juntos, é fundamental procurar o padre nos horários de atendimento para receber orientações pastorais.

 

Consultar datas para preparação do batismo na secretaria paroquial

Inscrição na secretaria da Paróquia com antecedência, enquanto houver vagas, não é no local da Preparação

Domingo das 7h45 até  11h30

Comunidade Matriz (Centro Valinhos)

Sábado das 14h45 até 17h30

Comunidade Nossa Sra. de Fátima (Bairro Castelo)

Domingo das 7h45 até 11h30

Comunidade Santo Antônio (Bairro Santo Antônio)

Segunda das 19h15 até 22h30

Comunidade Santa Cruz (Santa Cruz)

Terça-feira das 19h15 até 22h30

Comunidade N. Sra. do Rosário (Jd. Pinheiros)

Consultar as datas disponíveis para o Batismo na secretaria, de segunda a sexta das 8h00 as 17h00 e aos sábados das 8h00 as 11h30.

Imprimir