Paróquia São Sebastião

Rua Padre Manoel Guinot, 74 - Centro - 13270-030 - Valinhos, SP

Tel: (19) 3871 8882

Notícias › 23/11/2020

Comissão para ação missionária da CNBB define grupos de trabalho que vão implementar o programa missionário

comina-1-oyngdsstz2qz3niqzl2pp8vro7svbk2fz0ltt7praw

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou em uma reunião virtual a estrutura dos grupos de trabalho, que foram formados pela equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e voluntários para implementar o Programa Missionário Nacional, assumido pela Igreja do Brasil durante a 57ª Assembleia Geral dos Bispos, em maio de 2019.

Ao todo serão seis grupos de trabalho (GT), dois a mais do que já estava previsto no PMN. Além dos GTs de Formação Missionária, Animação Missionária, Missão Ad Gentes, Compromisso Profético – Social, foram acrescentados os GTs de Sustentabilidade e Missões Populares.

De acordo com o assessor da Comissão, padre Daniel Rochetti, desde 2019 o desejo era envolver voluntários e especialistas em diversas áreas para que o PMN saísse do texto e ganhasse vida sem depender dos assessores da comissão. No dia 29 de outubro, a comissão reuniu diversas pessoas em um encontro online para propor esse trabalho.

“A primeira reunião aconteceu de forma entusiasmada, com várias pessoas de diversas partes do Brasil e de diversas realidades eclesiais como padres, religiosos, leigos e leigas envolvidos direta ou indiretamente na missão, mas todos apaixonados pelo trabalho missionário e em sintonia com o PMN”, ressalta padre Daniel.

Cada GT vai contar com cerca de oito pessoas na equipe, entre eles um bispo e um membro da executiva do COMINA, que vão ser a chave de ligação com a comissão e os outros grupos. As equipes terão até março de 2021 para preparar e apresentar um programa de trabalho que será desenvolvido ao longo do ano.

Veja em detalhes os objetivos dos Grupos de Trabalho:

GT Formação Missionária

Objetivo: Formar uma equipe de assessores, especialistas e entusiasmados pela missão, para uma reflexão mais integrada em todo o território nacional e que sirvam de base para assessorarem os regionais.

GT Animação Missionária

Objetivo: Promoção de eventos e publicidades missionárias/Conselhos Missionários: Produzir material pedagógico – “didático” – para a implementação e fortalecimento dos Conselhos Missionários a nível Regional, Diocesano e Paroquial.

GT Missão Ad Gentes

Objetivo: Atualizar os projetos Igrejas – Irmãs e Ad Gentes; Produzir material de divulgação e apoio; Encontrar formas de acompanhamento aos missionários que chegam, permanecem e que partem para a missão.

GT Compromisso Profético – Social

Objetivo: Encontrar meios de aproximação com as Pastorais Sociais; Conscientização dos missionários da Doutrina Social da Igreja; Diálogo mais próximo com a Conferência Episcopal Amazônica e o CIMI; Mobilização e maior conscientização da questão ambiental.

GT Sustentabilidade

Objetivo: Pensar criativamente sobre os recursos humanos e econômicos dos projetos missionários; Encontrar dicas e meios de angariar recursos para a missão.

GT Missões Populares

Objetivo: Recolher experiências de metodologias diferentes de Missões Populares; Organizar o III Seminário Nacional das Missões Populares.

Via CNBB



Horários

Missas:

Todos os dias:
às 7h

Segunda, sexta, sábado e domingo:
às 19h

Domingo:
às 9h

Saiba +

Confissões

Acesse Aqui

CONFISSÕES


(Atendimento feito pelos Padres)

Ligar na Secretaria Paroquial para confirmação dos horários.

terça-feira: das 14h às 16h30
quarta-feira: das 9 às 11h30
quinta-feira: das 14h30 às 17h
sexta-feira: das 9h às 11h30
sábado: das 9h às 11h.

Escuta Cristã

Acesse Aqui

ESCUTA CRISTÃ


(Atendimento feito pelos Ministros da Pastoral)

Segunda-feira das 8h às 12h e das 16h às 18h
Terça-feira: das 8h às 12h e das 12h às 16h
Quarta-feira: das 8h às 11h30 e das 15h às 17h
Quinta-feira: das 8h às 11h30 e das 14h às 16h
Sexta-feira: das 10h às 12h, e das 14h às 17h

Capela Virtual

Siga-nos nas Redes Sociais

@psaosebastiaosp @saosebastiaovalinhos