Paróquia São Sebastião

Rua Padre Manoel Guinot, 74 - Centro - 13270-030 - Valinhos, SP

Tel: (19) 3871 8882

Notícias › 29/05/2020

Confiança e esperança: a exortação do Papa aos refugiados

cq5dam-thumbnail-cropped-750-422-12

O Papa Francisco expressou novamente sua preocupação com os migrantes ao enviar uma carta ao “Centro Astalli”, iniciativa dos jesuítas voltada aos refugiados e requerentes de asilo.

O Centro publicou o seu Relatório anual 2020, em que relata as “vidas suspensas” dos migrantes, que aguardam o êxito dos procedimentos para permanecer legalmente na Itália. Neste momento de pandemia, a angústia é ainda maior, pois os processos podem atrasar ou permanecer bloqueados.

Em 2019, os jesuítas e seus colaboradores atenderam 20 mil pessoas, 11 mil só em Roma. O Relatório denuncia “as políticas migratórias, restritivas e de fechamento – até mesmo discriminatórias –, que caracterizaram o último ano”, aumentando a precariedade da vida, a exclusão e a irregularidade dos refugiados e tornando toda a sociedade mais vulnerável.

Coragem

Na carta, o Papa aprecia de modo especial a coragem com a qual os jesuítas enfrentam o “desafio das migrações, sobretudo neste delicado momento para o direito de asilo, em que milhares de pessoas fogem de guerras, perseguições e de graves crises humanitárias”.

Francisco manifesta sua solidariedade aos refugiados, que o Centro acolhe “com amor fraterno”: “a todos me faço espiritualmente próximo com a oração e o afeto e os exorto a ter confiança e esperança num mundo de paz, de justiça e de fraternidade entre os povos”.

O Papa renovou seu encorajamento aos jesuítas e a todos os que colaboram com eles na “sábia abertura” ao complexo fenômeno migratório, “favorecendo adequadas intervenções de apoio e testemunhando aqueles valores humanos cristãos que estão na base na civilização europeia”.

Que este exemplo, conclui o Papa, “possa suscitar na sociedade um renovado compromisso por uma autêntica cultura do acolhimento e da solidariedade”.

Gratidão

Para o diretor do Centro Astalli, padre Camillo Ripamonti, “as palavras do Pontífice são de grande motivação e encorajamento a prosseguir o caminho ao lado dos refugiados”.

“O Centro Astalli expressa profunda gratidão ao Papa Francisco pelo seu empenho cotidiano a favor dos migrantes e por estas duas palavras que nos indicam o caminho a percorrer rumo a um bem sempre maior.”

Via Vatican News



Horários

Missas:

Todos os dias:
às 7h

Segunda, sexta, sábado e domingo:
às 19h

Domingo:
às 9h

Saiba +

Confissões

Acesse Aqui

CONFISSÕES


(Atendimento feito pelos Padres)

Ligar na Secretaria Paroquial para confirmação dos horários.

terça-feira: das 14h às 16h30
quarta-feira: das 9 às 11h30
quinta-feira: das 14h30 às 17h
sexta-feira: das 9h às 11h30
sábado: das 9h às 11h.

Escuta Cristã

Acesse Aqui

ESCUTA CRISTÃ


(Atendimento feito pelos Ministros da Pastoral)

Segunda-feira das 8h às 12h e das 16h às 18h
Terça-feira: das 8h às 12h e das 12h às 16h
Quarta-feira: das 8h às 11h30 e das 15h às 17h
Quinta-feira: das 8h às 11h30 e das 14h às 16h
Sexta-feira: das 10h às 12h, e das 14h às 17h

Capela Virtual

Siga-nos nas Redes Sociais

@psaosebastiaosp @saosebastiaovalinhos