Paróquia São Sebastião

Rua Padre Manoel Guinot, 74 - Centro - 13270-030 - Valinhos, SP

Tel: (19) 3871 8882

Notícias da paróquia › 04/04/2016

Espiritualidade do Tempo Pascal

jesus-christ-widescreen-wallpapers-01A igreja divide o tempo para reviver e celebrar a História da Salvação. Cada tempo litúrgico traz uma mensagem e uma espiritualidade própria. Cada tempo é diferente, tem características particulares que se revelam nas leituras, nos cantos, nas orações, na pregação, nas cores, nos símbolos e principalmente na vida da Igreja e dos fiéis.

Tempo Pascal

Início: Primeiro Domingo da Páscoa. Toda a semana seguinte a esse dia é chamada Oitava de Páscoa. São dias tão solenes quanto àquele primeiro Domingo. No sétimo Domingo da Páscoa, celebra-se a Solenidade da Ascensão do Senhor.

Término: O Tempo Pascal termina com a Solenidade de Pentecostes.

Espiritualidade do Tempo Pascal: Alegria em Cristo Ressuscitado.

Ensinamento: Ressurreição e vida.

Cor: Branca

Espiritualidade do Tempo Pascal: O Ressuscitado ilumina nossa vida!

Assim como mencionamos acima, o Tempo Pascal é caracterizado pela alegria da Ressurreição, dom maior do Senhor à Sua Igreja, e pela presença do Ressuscitado na comunidade cristã. Ele se faz presente de modo especial pelo serviço e pela caridade dos cristãos. A Páscoa é a festa que se celebra cinquenta dias até Pentecostes. Ela se prolonga nesses cinquenta dias e nos convoca a anunciar a presença do Ressuscitado entre nós. Somos chamados a ser testemunhas da esperança e mais ainda; neste Ano Jubilar, somos chamados a ser testemunhas da misericórdia!

Vivemos agora um tempo de alegria e exultação, onde fazemos a mesma experiência que os apóstolos fizeram outrora. O Júbilo pela presença do Senhor em nosso meio. Ele venceu o último e maior inimigo do ser humano: a morte. Esta já não mais amedronta nossa existência. Ela não tem mais a última palavra. A vida é mais forte que a morte e esta é sempre a nossa maior certeza. Vivemos iluminados por esta esperança.

A espiritualidade pascal é de atos, de ações concretas em favor da vida. Estes atos são o testemunho dos discípulos e da comunidade primitiva de que Jesus está vivo no mundo. Ele morreu, mas Deus o ressuscitou para mostrar ao mundo que tudo que Ele fez e disse era verdade plena. E quem o segue não vive nas trevas, mas terá a luz da Vida.

A espiritualidade pascal é de atos, de ações concretas em favor da vida.

Para a Igreja hoje, essa espiritualidade pascal é também uma espiritualidade de atos e ações. Não mais dos Apóstolos, mas agora dos cristãos de hoje, nós. Ações que testemunhem de fato nossa fé no Ressuscitado, ações que geram vida e esperança no mundo, ações que defendem a vida, que se colocam a serviço da vida onde quer que ela se encontre e precise de cuidados e compaixão.

Pelo seu testemunho a Igreja continua hoje a escrever o Livro dos Atos dos Apóstolos, apóstolos e discípulos de hoje, os cristãos. Na defesa da vida e da Criação, no respeito reverente a todas as formas de vida no planeta, a nossa casa comum. Nosso destino é a Vida e não a Morte. Somos todos peregrinos da Esperança, pois sabemos em quem confiamos. Amém. Aleluia.

Fonte: adaptação internet

 



Horários

Missas:

Todos os dias:
às 7h

Segunda, sexta, sábado e domingo:
às 19h

Domingo:
às 9h

Saiba +

Confissões

Acesse Aqui

CONFISSÕES


(Atendimento feito pelos Padres)

Ligar na Secretaria Paroquial para confirmação dos horários.

terça-feira: das 14h às 16h30
quarta-feira: das 9 às 11h30
quinta-feira: das 14h30 às 17h
sexta-feira: das 9h às 11h30
sábado: das 9h às 11h.

Escuta Cristã

Acesse Aqui

ESCUTA CRISTÃ


(Atendimento feito pelos Ministros da Pastoral)

Segunda-feira das 8h às 12h e das 16h às 18h
Terça-feira: das 8h às 12h e das 12h às 16h
Quarta-feira: das 8h às 11h30 e das 15h às 17h
Quinta-feira: das 8h às 11h30 e das 14h às 16h
Sexta-feira: das 10h às 12h, e das 14h às 17h

Capela Virtual

Siga-nos nas Redes Sociais

@psaosebastiaosp @saosebastiaovalinhos