Paróquia São Sebastião

Rua Padre Manoel Guinot, 74 - Centro - 13270-030 - Valinhos, SP

Tel: (19) 3871 8882

Artigos › 14/05/2020

João Paulo II ensina o jeito mais rápido de se tornar santo(a) no dia a dia

statue-of-pope-john-paul-ii-2417462-640

O processo para se tornar um “santo” parece assustador e longe para muitos de nós. Isso não se refere ao processo oficial de canonização em si, mas à luta cotidiana pela santidade que todos experimentamos. Como a Igreja relatou em Lumen Gentium, “todos … são chamados à santidade” (LG 39).

Às vezes, até afirmamos que nunca poderíamos nos tornar santos, e que apenas sacerdotes ou religiosos poderiam conseguir essa “façanha”.

No entanto, isso não é verdade, pois alguns dos maiores santos da Igreja Católica não eram padres nem religiosos; eram simples leigos que alcançaram a santidade na vida cotidiana.

São João Paulo II, ao beatificar os visionários de Fátima (Jacinta e Francisco), comentou sobre o que ele acreditava ser o motivo do caminho bastante rápido que eles percorreram até a santidade.

Dirigindo-se às crianças, ele disse: “Peça a seus pais e professores para matriculá-los na ‘escola’ de Nossa Senhora, para que ela possa ensiná-los a ser como os pastores, que tentaram fazer o que ela lhes pediu.”

“Digo a vocês que ‘se progride mais em um curto período de submissão e dependência de Maria do que durante anos inteiros de iniciativas pessoais, contando apenas com si próprio (São Luís de Montfort, A verdadeira devoção à Bem-aventurada Virgem Maria, nº 155 ). Foi assim que os pastorinhos se tornaram santos tão rapidamente. Uma mulher que hospitalizou Jacinta em Lisboa, ao ouvir os conselhos muito bonitos e sábios que a menininha lhe dera, perguntou quem lhe havia ensinado. ‘Foi Nossa Senhora’, respondeu ela. Dedicando-se com total generosidade à direção de uma boa professora, Jacinta e Francisco logo alcançaram o auge da perfeição”, disse S. João Paulo II.

João Paulo II acreditava que um amor sincero e devoto por Maria, submetendo-se à sua vontade, era o caminho mais rápido para a santidade. Quando alguém se matricula na “escola de Nossa Senhora”, aprende a aceitar humildemente a vontade de Deus, assim como fez Maria quando o anjo Gabriel revelou sua missão na vida.

Colocar-nos nas mãos de Maria nos levará diretamente a Jesus, e foi assim que Francisco e Jacinta subiram às alturas da santidade no começo da vida.

Se queremos nos tornar santos, não tentemos fazer isso sozinhos, mas façamos com Maria ao nosso lado.

Via Aleteia



Horários

Missas:

Todos os dias:
às 7h

Segunda, sexta, sábado e domingo:
às 19h

Domingo:
às 9h

Saiba +

Confissões

Acesse Aqui

CONFISSÕES


(Atendimento feito pelos Padres)

Ligar na Secretaria Paroquial para confirmação dos horários.

terça-feira: das 14h às 16h30
quarta-feira: das 9 às 11h30
quinta-feira: das 14h30 às 17h
sexta-feira: das 9h às 11h30
sábado: das 9h às 11h.

Escuta Cristã

Acesse Aqui

ESCUTA CRISTÃ


(Atendimento feito pelos Ministros da Pastoral)

Segunda-feira das 8h às 12h e das 16h às 18h
Terça-feira: das 8h às 12h e das 12h às 16h
Quarta-feira: das 8h às 11h30 e das 15h às 17h
Quinta-feira: das 8h às 11h30 e das 14h às 16h
Sexta-feira: das 10h às 12h, e das 14h às 17h

Capela Virtual

Siga-nos nas Redes Sociais

@psaosebastiaosp @saosebastiaovalinhos