Paróquia São Sebastião

Rua Padre Manoel Guinot, 74 - Centro - 13270-030 - Valinhos, SP

Tel: (19) 3871 8882

Notícias da paróquia › 11/01/2021

Paróquia São Sebastião completa 120 anos

A Paróquia São Sebastião completou 120 anos de criação no dia 21 de dezembro último e, devido à pandemia da covid-19 (novo coronavírus), as celebrações e eventos alusivos à data serão realizados durante este ano, revelou o pároco Dalmirio Amaral em entrevista ao Jornal de Valinhos. As primeiras celebrações especiais ocorrerão no próximo dia 20, feriado municipal pelo Dia de São Sebastião, padroeiro de Valinhos. “Iremos celebrar quatro missas no feriado e vamos destacar os 120 anos da Paróquia”, afirmou o padre.

As missas serão às 7, 9, 17h30 e 19 horas, com capacidade máxima na Matriz para 90 pessoas em cada celebração. Quem quiser assistir presencialmente poderá fazer o agendamento a partir da próxima segunda-feira, dia 11, pelos telefones 3871-8882 e (19) 99396-9997 (WhatsApp).

Além das missas, padre Dalmírio informou que planeja uma exposição para este ano do acervo histórico da igreja, que pertence ao Núcleo de Memória São Sebastião. “Vai ser uma exposição física, mas iremos aguardar que passe este período mais crítico da pandemia”, explicou.

Também como parte das comemorações, está a restauração da área externa da Matriz de São Sebastião, que deve ter a obra finalizada ainda neste primeiro semestre. “A Matriz representa toda essa história da Paróquia e liga o passado ao presente. É fruto do sonho de uma geração do passado, que até hoje contribui para a cidade. Com a revitalização do templo, a gente quer recuperar a história, o trabalho de tantas pessoas que construíram a cidade, onde a igreja também fez sua parte”, destacou o pároco.

HISTÓRIA
De acordo com informações da APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos), a criação da Paróquia e a construção da Matriz estão diretamente ligadas a uma promessa feita a São Sebastião pelo padre Francisco Manetta, para o término da epidemia de febre amarela ocorrida em Campinas, no final do século 19. A partir de 1889, foi constituída uma comissão para a construção da primeira igreja Matriz, tendo o Santo por padroeiro. “Em 21 de dezembro de 1900 foi criada oficialmente a Paróquia de São Sebastião e nomeado o primeiro pároco, João Baptista Cezar”, revela a APHV. O primeiro templo religioso, construído no final de século 19, existiu por quase meio século, sendo demolido em 1945. Já a atual Matriz teve suas obras iniciadas em 1939, sendo inaugurada em 1944.

Fonte: Jornal de Valinhos

 



Horários

Missas:

Todos os dias:
às 7h

Segunda, sexta, sábado e domingo:
às 19h

Domingo:
às 9h

Saiba +

Confissões

Acesse Aqui

CONFISSÕES


(Atendimento feito pelos Padres)

Ligar na Secretaria Paroquial para confirmação dos horários.

terça e quinta: das 14h às 17h
sábado: das 9h às 11h.

Escuta Cristã

Acesse Aqui

ESCUTA CRISTÃ


(Atendimento feito pelos Ministros da Pastoral)

Suspenso

Capela Virtual

Siga-nos nas Redes Sociais

@psaosebastiaosp @saosebastiaovalinhos